Mostrando postagens com marcador Comunicação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Comunicação. Mostrar todas as postagens

junho 21, 2008

"Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro..."

Ler livro é um hábito muito bom, mas quem já não leu algo e não entedeu? Esta é uma situação que pode acontecer com qualquer um e ocorre com muitos estudantes. Em sua maioria reclamam ter tirado uma nota baixa pela falta de compreensão do enunciado.

Na língua portuguesa existem muitas formas de “brincar” com um sentido de uma frase. Uma mudança de preposição, o uso indevido da pontuação etc, e tem também o motivo que muitas palavras têm alguns significados.

Vou listar alguns homônimos (são palavras que têm a mesma pronúncia e a mesma grafia, ou apenas um dos dois):

Acento = sinal gráfico
Assento = lugar de sentar

Caçar = capturar, prender
Cassar = anular

Cela = pequeno quarto
Sela = arreiro, verbo “selar”

Espiar = olhar, ver
Expiar = pagar uma culpa

Extrato = fragmento, resumo
Estrato = camada de rocha

Incipiente = iniciante
Inspiciente = ignorante

Cheque = documento bancário
Xeque = lance de xadrez

Chá =bebida
Xá = rei, soberano

São = sadio
São = verbo “ser”
São = santo

Prestar atenção no que está lendo é fundamental, a lista que eu fiz não tem nem metade do que existe por ai, ou seja, não é sempre que alguém escreveu errado e nem sempre você entendeu certo, vale a pena ratificar primeiro antes de retificar alguém.

junho 09, 2008

Tranquilo ou tranqÜilo?

Lembro que minha bisavó de 97 anos gostava de me mostrar fotos de suas viagens, textos que ela tinha escrito etc... Mas o que eu mais gostava mesmo era de ri, porque a farmácia dela era pharmácia!


Mudanças ocorrem o tempo todo, pra quem tem 97 anos ou pra quem tem 18. Este fenômeno não acontece somente na tecnologia, ela está presente em todos os aspectos da nossa vida, e a língua portuguesa não está imune.

E é o que estamos presenciando, a reforma ortográfica que tornará a língua portuguesa um idioma único no mundo.

O que mudará no Brasil:

- o trema deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados;

- a regra do hífen irá mudar;

- o acento circunflexo não se usara em crêem, dêem, vêem, lêem e nem em vôo ou enjôo;

- muda o uso do acento agudo;

- o alfabeto ganha três novas letras: k,w,y;

O que mudará em Portugal:

- desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas.

- será eliminado o "h" de palavras como "herva" e "húmido", que serão grafadas como no Brasil.

Essas mudanças vão entrar em vigor em 2009, mas teremos até 2012 para nos adaptar. Então ai está à dica para entender o que está acontecendo. E lembre-se no momento ainda é tudo novidade e estamos um pouco resistentes, porém já que é algo que irá acontecer por que não já ir treinando? A minha bisavó também não gostava do computador...

maio 30, 2008

Primeiras vezes...

Nossa como as primeiras vezes são difíceis! Tu não sabe direito como agir, como falar, onde por a mão e enfim, como seria bom ir direto para as 7879849384019380943 vezes né?

O primeiro dia de aula, o primeiro olhar, o primeiro beijo, a primeira conversa, a primeira vez que conhece a sogra, a primeira discussão, o primeiro carinho, a primeira conta de matemática, a primeira apresentação de trabalho... Sim essas primeiras vezes que te dão aquele friozinho na barriga, aquela sensação de novidade que parece nunca vai passar e quando nos damos por si, estamos repetindo isso pela milésima vez.

Estou falando deste assunto pois é o meu segundo post, minha primeira vez como blogueira e assim como eu estava quando eu entrei na sala de aula da faculdade sem conhecer ninguém, estou aqui meio sem jeito de que escrever. O assunto que eu pensei que iria tratar seria de notícias e assim fiz meu primeiro post, mas vi que é um assunto não muito interativo então penso em trocar para comunicação! É realmente as primeiras vezes são um pouco complicadas, mas tenho certeza que daqui a pouco será a coisa mais normal!

Aceito sugestões!