Eu lembro que quando eu tinha uns dez anos (não faz tanto tempo assim) Florianópolis era totalmente diferente. Normalmente não se levava horas para chegar a lugares tão pertinho de nós. Agora temos que nos acostumar em demorar muito tempo para chegar a qualquer lugar.
Indo para a empresa trabalhar, além de nos consumir tempo (e como já disse Benjamin Franklin, tempo é dinheiro) poluímos o ar e juntamente com uma série de outros acontecimentos.
Qual será a saída? Afinal só falamos do aquecimento global...
A moda agora é ficar sem sair de casa... Querendo ou não, é só estarmos conectados a rede e podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo!
E assim surge o tele trabalho. É o trabalho realizado em casa, com ou sem vínculo empregatício, totalmente plugado nos avanços da tecnologia da informação. Privilégio para nós da última geração, pois a nossa maior riqueza é o conhecimento e nossa ferramenta a internet!
E isso não é pura viagem na batatinha! Nos Estados Unidos isso já vem acontecendo. No Brasil já se tem até trabalho voluntário com esse conceito (voluntariosonline.org.br). O lado ruim é que esfria o calor humano do trabalho em grupo, quebra o conceito de carreira e promoção e mais alguns itens de velhos paradigmas como a supervisão etc. Pesquisas comprovam que a produtividade do trabalho sem sair de casa é de até 40% maior que a mesma tarefa na empresa.
Basta observar se queremos ficar nesse mundinho fechado...
setembro 16, 2008
Assinar:
Postagens (Atom)