setembro 16, 2008

No meu mundinho fechado

Eu lembro que quando eu tinha uns dez anos (não faz tanto tempo assim) Florianópolis era totalmente diferente. Normalmente não se levava horas para chegar a lugares tão pertinho de nós. Agora temos que nos acostumar em demorar muito tempo para chegar a qualquer lugar.

Indo para a empresa trabalhar, além de nos consumir tempo (e como já disse Benjamin Franklin, tempo é dinheiro) poluímos o ar e juntamente com uma série de outros acontecimentos.
Qual será a saída? Afinal só falamos do aquecimento global...

A moda agora é ficar sem sair de casa... Querendo ou não, é só estarmos conectados a rede e podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo!
E assim surge o tele trabalho. É o trabalho realizado em casa, com ou sem vínculo empregatício, totalmente plugado nos avanços da tecnologia da informação. Privilégio para nós da última geração, pois a nossa maior riqueza é o conhecimento e nossa ferramenta a internet!

E isso não é pura viagem na batatinha! Nos Estados Unidos isso já vem acontecendo. No Brasil já se tem até trabalho voluntário com esse conceito (voluntariosonline.org.br). O lado ruim é que esfria o calor humano do trabalho em grupo, quebra o conceito de carreira e promoção e mais alguns itens de velhos paradigmas como a supervisão etc. Pesquisas comprovam que a produtividade do trabalho sem sair de casa é de até 40% maior que a mesma tarefa na empresa.

Basta observar se queremos ficar nesse mundinho fechado...

Um comentário:

Bruna Pires. disse...

Que post bacana Duda.Eu não sei nem o que te escrever, porque concordo com tudo, é exatamente como falasse: a distância cada vez maior, o tempo (e dinheiro) perdido, a relação humana esfriando com o aumento da tecnologia, porém, a produtividade aumentando com o trabalho feito em casa.


Duda, você é cool.hahhaha

Beijos.