maio 27, 2009

Hey... Something is different in my world today!

Para variar estou ativamente participando das campanhas do Portal Voluntários Online.

A campanha da vez é do Dia Mundial do Meio Ambiente. Ainda bem que essa campanha surgiu pois estou aprendendo muito com ela.
E claro, além de aprender tenho feito o que estou aprendendo por isso vou deixar aqui um Você Sabia do Meio Ambiente. Querendo ou não a informação é a única maneira que temos para refletir e começar a agir.


Você Sabia?


1 - Os maiores e mais longevos seres vivos da Terra são árvores.

2 - Milhões de hectares e bilhões de árvores terão de ser plantados para estabilizar os recursos hídricos e do solo e para atender a demanda por lenha.

3 - Para recuperar a perda de árvores durante a década passada, devemos plantar 130 milhões de hectares (ou 1,3 milhão de km²), uma área equivalente ao Peru.

4 - Para cobrir 130 milhões de hectares, seria preciso plantar 14 bilhões de árvores por ano ao longo de 10 anos consecutivos. Isso demandaria a cada pessoa plantar e cuidar de pelo menos duas mudas por ano.

5 - É necessário reabilitar dezenas de milhões de hectares de terra degradada e reflorestar a Terra para restaurar e manter a produtividade do solo e os recursos hídricos.

6 - A expansão da cobertura arbórea de terras desmatadas reduz a pressão sobre as florestas primárias remanescentes, ajudando a preservar habitats e conservar a diversidade biológica da Terra.

7 – A floresta desacelera o crescimento do montante de dióxido de carbono na atmosfera.

Quem está gostando continue lendo.

maio 26, 2009

DICAS PARA PLANTAR UMA ÁRVORE


A temporada ideal para plantar uma árvore é durante o período de chuvas. A preparação própria do terreno antes e durante o plantio, acompanhado de cuidados frequentes, permitem o rápido estabelecimento de raízes nas novas localidades que foram plantadas as mudas.Sementes podem ser plantadas em vasos de plantas preparados com uma mistura de areia, adubo composto e solo.

As plantas precisarão de água antes e depois de germinar. Ágüe as plantas com menor freqüência conforme a mudas crescem. Deixe as mudas na sombra. Se você decidir plantar semente, colete-a de uma área que tenha condições climáticas similares a área em que as árvores serão plantadas. Colete sementes de árvores saudáveis.

Cave um buraco com pelo menos o dobro da largura da raiz para que ela possa crescer. Tire, com cuidado, a árvore do vaso em que se encontra e corte as raízes quebradas;

Coloque a árvore no terreno em que será plantada. Levante sempre a árvore pela raiz e nunca pelo tronco. Espalhe as pontas da raiz para fora. Evite plantar a árvore em um buraco muito fundo;

Jogue um pouco de terra no buraco da planta. Cheque a profundidade e ajuste se necessário. Confirme que a planta está reta. Encha o buraco suavemente, mas com firmeza. Dê “tapinhas” no solo ao redor da base da raiz;

Não é recomendado usar fertilizantes na hora do plantio. Ágüe a nova planta com um regador, não muito forte, para assentar o solo. Não estanque a árvore. Quanto mais rápido ela puder se manter sozinha, mais rápido se tornará forte;

Forneça cuidados prévios. Proteja a árvore de pestes e doenças removendo plantas próximas que possam afetá-la. Remova ervas daninha uma vez que estas competirão com a raiz por ar e nutrientes. Proteja a árvore para que ela não seja destruída por animais;

Se possível, plante as árvores de forma que elas não compitam por ar e nutrientes do solo e que o crescimento dos galhos não seja obstruído. Cuidado com situações de seca! Forneça água se necessário, especialmente durante os primeiros meses. Cuidado com o “amarelamento” da folhas. Mantenha sempre boa circulação de ar cortando galhos para que cresçam melhor e para evitar pestes e doenças.

Para outras informações sobre a Campanha “Plantemos para o Planeta” do PNUMA, acesse http://www.unep.org/billiontreecampaign/portuguese/

abril 26, 2009

Skype - Movimento Blog Voluntário

Demorei bastante pra pensar no que eu iria postar. É difícil porque como fazemos muita coisa automática não lembramos o que é não saber.

E como eu tive que explicar para a minha mãe o que era o Skype, provavelmente alguém mais vai querer saber sobre isso.

Hoje em dia morar fora do país não é um problema tão sério. Ou em outro estado. Enfim, com tantas possibilidades, matar a saudade fica um pouco mais fácil e bem mais barato.
Uma das alternativas é o Skype.

O Skype é um dispositivo parecido com o MSN. E os dois querem fazer a comunicação mais rápida. Com o Skype é possível falar com a pessoa e ainda vê-la, e isso nem o telefone pode fazer.

O que fazer?

Primeiro passo: faz o download do programa (ou seja, ter o skype no seu computador).
Você pode conseguir no: www.skype.com

Segundo passo: criar a sua conta.
Você só precisa do seu nome, fazer o login e a senha.

Terceiro: Procurar a pessoa que você quer falar.
É só clicar em "Novo" colocar o nome da pessoa que você quer e pronto!

Para falar com a pessoa: se ela estiver online ela vai estar em cor amarela (alguns é verde), você clica duas vezes em cima do nome. Aparece uma janela e onde tem espaço para escrever, então a conversa vai ser só por escrita, mas é possivel ligar e quando a pessoa atende é só habilitar a chamada para vídeo.

E se quiser ligar para casa de alguém é só colocar créditos e a chamada fica muito mais barata (se usa para chamadas internacionais).

É fácil e é simples. A saudade pode diminuir muito mais assim.

Se tiver dúvida é só me escrever.
'

abril 22, 2009

Dois dias para o Movimento Blog Voluntário

Faltam dois dias para o Movimento Blog Voluntário e já temos (nesse exato momento) 393 blogueiros do Brasil todo cadastrados. Cada minuto uma pessoa adere a idéia.

Agora a grande pergunta é: Quem vai ser o 400?

Estou curiosa para saber os posts...

abril 16, 2009

Movimento Blog Voluntário


Passei muito tempo sem postar porque não conseguia achar nenhum assunto que me motivasse a voltar.

Só que agora eu tenho um motivo para voltar a escrever.


O Instituto Voluntários em Ação resolveu fazer de novo a ação Movimento Blog Voluntário!

No começo do ano passado quando aconteceu a primeira edição eu não tinha blog e pra falar a verdade achava que blog era uma perda de tempo.

Foi com o Movimento Blog Voluntário de 2008 que eu descobri a importância dos blogs e fiquei motivada a fazer um pra mim.

Por mais que eu não dê tanta atenção assim para o meu querido blog eu gosto muito de escrever, de expor minhas idéias e adoro ver os blogs dos outros.

O que um blog pode fazer para o mundo?

Ele já fez e continua fazendo, ele revoluciona, ele derruba uma empresa ou então eleva, desmoraliza ou elogia... Enfim, ninguém perde de ter um blog e é o único lugar que a liberdade não é fiscalizada.


É por isso que participar de um movimento desse é muito importante. É um ato simples, que não sai da rotina (postar é uma rotina certo?), fala do que você faz sempre (usar o computador e ou a internet) e assim ajudamos a combater o analfabestismo digital.


Nos vemos dias 24, 25 e 26 de abril.