
maio 30, 2008
Primeiras vezes...

maio 24, 2008
CICLONE ATINGE RS E SC
Um ciclone extratropical atingiu Santa Catarina e Rio Grande do Sul no Domingo (04), deixando 31 cidades de SC em situação de emergência. O número de ciclone tem elevado nos últimos tempos chamando atenção de estudiosos e leigos, mas segundo meteorologistas ciclones extratropicais são comuns no Brasil, mas não são sentidos por se formarem geralmente longe da costa.

COMO SE FORMAM OS CICLONES?
Formam-se com a associação de um sistema de baixa pressão, ou seja, uma região onde a pressão atmosférica é baixa, e a convergência de ar, que tende a ir para o centro do sistema e subir, caracterizando um mecanismo de levantamento.
TIPOS DE CICLONE:
Extratropicais: ciclones formados fora da faixa entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Eles se formam geralmente em áreas continentais próximas ao oceano e atingem sua máxima intensidade sobre os oceanos, com um deslocamento sempre do Oeste para o Leste.
Tropicais: formam-se geralmente na superfície do mar, na região entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Neste caso, a temperatura da água do mar está quente, acima dos 28 graus, condição em que se formam mais facilmente áreas de baixa pressão. Esses ciclones se deslocam de forma aleatória.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL455649-5598,00-CICLONES+EXTRATROPICAIS+SAO+COMUNS+NO+BRASIL+DIZ+ESPECIALISTA.html