maio 24, 2008

CICLONE ATINGE RS E SC


Um ciclone extratropical atingiu Santa Catarina e Rio Grande do Sul no Domingo (04), deixando 31 cidades de SC em situação de emergência. O número de ciclone tem elevado nos últimos tempos chamando atenção de estudiosos e leigos, mas segundo meteorologistas ciclones extratropicais são comuns no Brasil, mas não são sentidos por se formarem geralmente longe da costa.




COMO SE FORMAM OS CICLONES?


Formam-se com a associação de um sistema de baixa pressão, ou seja, uma região onde a pressão atmosférica é baixa, e a convergência de ar, que tende a ir para o centro do sistema e subir, caracterizando um mecanismo de levantamento.



TIPOS DE CICLONE:



Extratropicais: ciclones formados fora da faixa entre os trópicos de Câncer e Capricórnio. Eles se formam geralmente em áreas continentais próximas ao oceano e atingem sua máxima intensidade sobre os oceanos, com um deslocamento sempre do Oeste para o Leste.



Tropicais: formam-se geralmente na superfície do mar, na região entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Neste caso, a temperatura da água do mar está quente, acima dos 28 graus, condição em que se formam mais facilmente áreas de baixa pressão. Esses ciclones se deslocam de forma aleatória.


Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL455649-5598,00-CICLONES+EXTRATROPICAIS+SAO+COMUNS+NO+BRASIL+DIZ+ESPECIALISTA.html


3 comentários:

Bruna Pires. disse...

Duuu, to aqui na faculdade, mas não puuude deixar de passar aqui rapidinho para espiar.
Ficou uma graciiinhaa, adorei mesmo.
Tá todo fofinho, a gente só vai mudar umas coisinhas e aí é só começar a postar e a trazer notícias beem bacanas pra gente.

Vou adicionar no meu assim que tiver logada
Beijocasss.

Fernanda disse...

sua fooooooooofa!
brigadinha!
e seja bem vinda tbm!
ta add! =*** dudaxu ahaha

O Negócio Viver disse...

Olá..
Passando pra dar uma força, e dizer que enquanto tiver gente com boa vontade pra trabalhar em prol das coisas boas da vida, eu vou viver sem me arrepener.
Foi um prazer te conhecer...
Do teu "vizinho", com "cara de velho"... Jimmy Fenner... Um beijo!