junho 09, 2008

Tranquilo ou tranqÜilo?

Lembro que minha bisavó de 97 anos gostava de me mostrar fotos de suas viagens, textos que ela tinha escrito etc... Mas o que eu mais gostava mesmo era de ri, porque a farmácia dela era pharmácia!


Mudanças ocorrem o tempo todo, pra quem tem 97 anos ou pra quem tem 18. Este fenômeno não acontece somente na tecnologia, ela está presente em todos os aspectos da nossa vida, e a língua portuguesa não está imune.

E é o que estamos presenciando, a reforma ortográfica que tornará a língua portuguesa um idioma único no mundo.

O que mudará no Brasil:

- o trema deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados;

- a regra do hífen irá mudar;

- o acento circunflexo não se usara em crêem, dêem, vêem, lêem e nem em vôo ou enjôo;

- muda o uso do acento agudo;

- o alfabeto ganha três novas letras: k,w,y;

O que mudará em Portugal:

- desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas.

- será eliminado o "h" de palavras como "herva" e "húmido", que serão grafadas como no Brasil.

Essas mudanças vão entrar em vigor em 2009, mas teremos até 2012 para nos adaptar. Então ai está à dica para entender o que está acontecendo. E lembre-se no momento ainda é tudo novidade e estamos um pouco resistentes, porém já que é algo que irá acontecer por que não já ir treinando? A minha bisavó também não gostava do computador...

2 comentários:

Bruna Pires. disse...

aaaaaaaaaaaai tudooo.
antes eu nao tinha a quem recorrer nas dúvidas de português.
AGORA EU TENHO, dudaselva.blogspot.

ÊÊÊÊ,brigadinha pelas dicas.
Beijocas

Lucyano Mattos disse...

Oi Duda.

Posso te chamar assim?

Obrigado pela visita no MundoByte.blogspot.com.

Ele está no início e estou completando a série que aumenta a velocidade do PC e terminando outras dicas.

Se você quiser, posso te ajudar em aplicar o Passo 1 no seu PC.

Um abraço.

Lucyano de Mattos